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A página mais importante no seu Site!

22/10/2018

Estudos mostram que a VDP – Vehicle Detail Page – é um dos mais importantes fatores na venda de um veículo. 

O que é exatamente uma VDP?

Uma VDP é uma página web que lista toda a informação referente a um veículo, incluindo fotos, vídeos e todos os outros detalhes importantes. É também a pagina mais importante de um site de uma concessionária, revenda de veículos ou portal.

Porque o que um comprador de automóvel pesquisa primeiro é o carro que quer comprar, cada veículo deveria ter uma pagina exclusiva.

Por exemplo, se o consumidor está buscando um Corolla usado, ele fará o filtro no site, por algum critério (ano, preço, etc) e cairá na página do veículo selecionado, onde encontrará com profundidade informações sobre esse produto.

Por que a VDP é tão importante?

Ela é crítica para o seu negócio, pois os visitantes dessa página já estão na parte de baixo do funil de compras e mais propensos a fecharem um negócio. Eles já filtraram o que queriam na pesquisa no seu site e no dos concorrentes.

A VDP já provou que é o maior indicador da atividade de vendas. As pesquisas mostram que um aumento de apenas 14% de visualizações da página do veículo pode gerar um crescimento de 62% na taxa de conversão.

Em outras palavras, uma página do veículo sem muita informação fará o seu consumidor migrar para outro site. Enquanto que uma excelente VDP fará ele clicar em outra página de veículo no mesmo website resultando em uma taxa de fechamento muito maior.

Um outro estudo mostra que quanto mais visualizações tem uma VDP, mais rápido aquele veículo vai vender. De fato, os carros com mais de 30 visualizações ficaram 44% menos tempo no estoque.

Logicamente então essas páginas são fundamentais para sua estratégia de marketing digital.

Mas como você pode ter certeza que as suas serão vistas entre todas as outras que estão online concorrendo com as suas?

O que é fundamental para montar as suas VDPs:

  1. Fotos do Veículo – no mínimo 20, com o veículo limpo, boa iluminação e seguindo um roteiro pré determinado. ( falarei mais sobre isso nos próximos artigos).
  2. Uma completa descrição do veículo – com a kilometragem, powertrain, transmissão, consumo de combustível, etc. Nesse caso além das características do produto é importante acrescentar uma história prévia de como esse veículo foi usado. Isso “humanizará” esse carro e o tornará único. Todos os acessórios, opcionais  e garantias também devem ser descritos detalhamente, bem como todas as classificações oficiais de segurança.
  3. Links para veículos similares do seu estoque.

Afinal como fazer para maximizar os seus resultados nas suas VDPs?

Tenha fotos de qualidade

Você não precisa ser fotógrafo profissional para fazer fotos de qualidade, um smartphone resolve, com algumas técnicas básicas para uma boa imagem do produto. Importante, a falta de fotos ou de má qualidade vai fazer o cliente fugir do seu site.

Não economize no descritivo

Os clientes sempre vão querer saber sobre a procedência e o passado do veículo. Eles vão reconhecer a sua honestidade e transparência. Além da história do veículo, palavras chaves são muito importantes para otimizar a busca orgânica na ferramenta de busca. Você certamente vai colocar marca, ano e modelo mas não deve esquecer de incluir a localização também. Então tenha a cidade e estado em mente quando fizer a sua VDP.

Não copie e cole

Quando você está fazendo 10 páginas de um veículo da mesma marca e modelo, a tentação de copiar e colar é grande. Não faça isso. As ferramentas de busca vão entender que você está tentando “enganar” o sistema. Como todo o carro usado é único, a VDP deve ser também. Você certamente vai poder usar algumas frases repetidas, mas não se esquive dos detalhes que só aquele veículo tem.

Compradores de veículos são diferentes de outros consumidores. Esse tipo de aquisição é de um valor muito superior ao de outros produtos. Isso faz com que o cliente pesquise muito mais antes de comprar. A sua VDP deve ter o máximo de informações que ele possa querer saber, não deixe nada de fora e principalmente muitos convites para ação, como o envio de uma proposta, agendamento para uma visita e/ou telefone para atendimento.

Escrito por: JR Caporal

CEO at MegaDealer Network DevelopmentBrazil / President & Founder at Auto Avalia