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Missão Técnica Portugal 2019 - Desafios e Aprendizados.

16/05/2019

Nos dias 15 e 16 de maio a MegaDealer e AutoAvaliar realizaram mais uma missão técnica visitando concessionárias no exterior. Desta vez as visitas foram em Portugal, um mercado muito competitivo e com soluções inovadoras no segmento de mobilidade.

No 1º dia de visitas o destino foi o maior grupo do pais, o Santogal, que implementou um polo de vendas com 7 concessionárias, uma ao lado da outra (Mercedez, BMW, Volvo, Pegeout, KIA, Mitsubishi e Opel), além da sua loja de veículos usados multimarcas.

Em reunião com a diretoria da empresa os concessionários e lojistas brasileiros puderam entender como funciona o compartilhamento de serviços. Algo que despertou atenção foi o fato do vendedores terem a permissão para vender veículos de outras marcas, além da marca que estão representando. Como uma política bem estruturada muda-se o foco da vendedor da marca, para vendedor do cliente. Por exemplo; o cliente quer um veículo para um filho, de outra marca, e esta marca esteja presente no Polo Santogal, o vendedor que atendeu o pai  pode fazer esta venda, indo a outra loja, fazendo a demonstração estática etc.

Outra compartilhamento que chamou a atenção foi da oficina. Todas as marcas tem sua própria recepção, mas grande parte dos serviços são feitos é feita em oficina comum. Isso sem falar no compartilhamento das áreas administrativas.

No 2º dia de visitas outra experiência interessante no Polo Matrizauto, o Shopping de Carros que pertence ao Grupo JAP. Vendendo carros novos e usados, a Matrizauto possui mais de 1.500 veículos no estoque, sendo que parte deles vem da empresa da Sixt Rent a Car, locadora do grupo.

Outra estratégia para manter os estoque bem abastecidos é a importação do Mercado Comum Europeu, responsável por volumes significativos de veículos e permitindo um portfólio bem variado de produtos.

Outro ponto que chamou a atenção foi a estratégia para veículos usados. Diariamente, através de uma área específica, é feita uma pesquisa de valores para posicionar o preço da Matrizauto. A estratégia é bem simples, posiciona-se o preço com a melhor oferta similar anunciada na Internet, e oferece um atendimento prêmio ao cliente. Com uma estrutura centralizada de “esquentamento de leads”, consegue por volta de 15% de conversão.

Enfim, nada como aprender “In Loco” com as melhores práticas de mercado.