Notícias de Mercado

O mundo de olho no Mercado Automotivo Brasileiro

14/04/2013

Há rnais de 10 anos o setor de distribuição de veiculos brasileiro atrai investirnentos estrangeiros. No inlcio dos anos 2000, o grupo McLarty (26 concessionárias de 13 marcas na região centro-sul dos Estados Unidos) comprou 81% de participação do grupo Caltabiano. De lá para cá fez o negócio crescer seis vezes. Um ano antes, em 1999, a Penske Automotive, a número 2 no ranking dos maiotes grupos de concessionários nos Estados Unidos (em 2012 vendeu mais de 154 mil velculos) abriu concessionárias por aqui em sociedade com o ex-piloto da equipe Fórmula Indy Penske, Andre Ribeiro.
"Esse movimento é muito natural. É um movimento global de empresas em mercados maduros, investindo ern mercados com potencial de crescimento como o Brasil", explica J. R. Caporal, CEO da consultoria MegaDealer Network Development. ''Tanto o mercado norte americano quanto o europeu são mercados maduros, apenas de reposição da frota. Apesar da impressionante recuperação dos EUA nos Ultimos anos, aquele é um mercado que ficará em um patamar de 16 milhões de carros e caminhões leves por ano (em 2012 houve crescimento de 13% o que nao deve se repetir ano após ano), enquanto no Brasil ainda há muito para crescer. A porcentagem de pessoas que possuem carros 0 km ainda é baixa." O Brasil é o quarto mercado que mais cresce no rnundo depois da China, Estados Unidos e Alemanha.

Leia a matéria na íntegra baixando a edição da revista Show Room: http://goo.gl/RuKdu

Revista Show Room no. 314