Notícias de Mercado

Chery lança Celer vindo da China; brasileiro chega às lojas em 2014

27/03/2013

As versões hatch e sedã do Chery Celer chegam nesta semana às concessionárias custando R$ 35.990 e R$ 36.990, respectivamente. O motor para as duas configurações é o 1.5 16V flex, de 108 cv de potência a 6000 rpm e 14 kgfm de torque a 3.000 rpm, acoplado a uma transmissão manual de cinco marchas. Por ora, o modelo é importado da China. Mas ele será o primeiro a ser produzido na fábrica da montadora em Jacareí (SP), a partir do ano que vem.
"Para a Chery do Brasil, o Celer tem um significado muito especial e representa o início de uma nova fase da empresa no país", diz o CEO e vice-presidente da Chery do Brasil, Luis Curi, que reforça se tratar de uma produção completa e não apenas de sistema CKD (montagem de carros importados em partes). A meta da Chery é vender 7.000 unidades do Celer, sendo 75% do hatch e 25% do sedã.
Para chamar a atenção do público brasileiro, a Chery destaca o design criado pelo estúdio italiano Torino Design e o pacote de itens de série. O carro sai de fábrica com 40 componentes no pacote, sendo os mais importantes ar-condicionado, direção hidráulica, ABS, EBD, airbag duplo, travas, vidros e retrovisores elétricos, rádio com CD Player MP3, com entrada USB, e rodas de liga leve de 15''.
Para o motorista há ainda seis posições de ajuste de banco e regulagem da altura da direção, acionamento interno para abertura do tanque de combustível e desembaçador do vidro traseiro, regulagem elétrica da altura dos faróis e sistema que desliga automaticamente as luzes do carro por tempo ajustado da forma desejada.
A montadora afirma que dará 3 anos de garantia no carro e mais 2 anos para motor e transmissão, sem limite de quilometragem.
Assim, o Celer entra na disputa dos compactos situados um patamar acima ao dos modelos de entrada, ou seja, tem como rivais Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Toyota Etios, além dos renovados Volkswagen Gol e Fiat Palio.
Tiggo terá transmissão automática
O próximo lançamento da Chery no país é o novo Tiggo, segundo Curi. O modelo foi apresentado no Salão de São Paulo com transmissão automática, que deve chegar no segundo semestre deste ano. A marca chinesa pretende vender neste ano 30 mil unidades no país, considerando os modelos Celer, QQ, Face e Tiggo. Se confirmada a meta, a montadora chinesa terá 0,8% de participação no mercado brasileiro. No ano passado, a Chery vendeu 14 mil unidades no Brasil.
R$ 37 milhões em estratégia
Preocupada com a fidelização e conquista de novos clientes, a Chery investe R$ 37 milhões nas áreas de Vendas, Pós-vendas e Marketing. A marca conta atualmente com 80 concessionárias. No final deste ano, a fábrica de Jacareí que recebeu investimento de US$ 400 milhões será inaugurada para pré-produção. As operações começam mesmo em 2014, para produzir na primeira fase 10 mil unidades anuais. No entanto, a terceira fase prevê 150 mil unidades por ano e 4 modelos.

http://g1.globo.com/carros/noticia