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Pesquisa aponta quais montadoras apresentam clientes mais satisfeitos com seu processo de vendas.

01/06/2015

A Toyota obteve a melhor classificação entre as marcas de automóveis no Brasil em termos de satisfação com o processo de vendas, pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o Sales Satisfaction Index (SSI) StudySM Brasil 2015, divulgado hoje pela J.D. Power.

O estudo, agora no seu terceiro ano, é uma ampla análise da experiência de compra de veículos novos e explora a satisfação dos clientes com a concessionária onde efetuaram a compra, examinando cinco fatores (listados em ordem de importância): Lidando com o negócio (29%); Processo de entrega (22%); Test drive (18%); Vendedor (16%); e Instalações da concessionária (16%).

A Toyota alcançou 789 pontos (em uma escala de 1.000 pontos) e apresentou um desempenho particularmente bom em quatro dos cinco fatores de avaliação da experiência de compra, incluindo lidando com o negócio, processo de entrega, vendedor e instalações da concessionária. A Hyundai-HMB ficou em segundo, com 786, e apresentou um bom desempenho em todas as cinco medidas. A Hyundai-CAOA chegou em terceiro, com 774, e apresentou um bom desempenho em test drive. De modo geral, a satisfação com o processo de vendas alcançou uma média de 763 pontos em 2015, uma melhora em relação aos 754 pontos obtidos em 2014.

Pesquisa aponta que os concessionários podem melhorar de forma significativa seus resultados se aprimorem o processo de vendas.

A diferença entre as marcas com a maior e menor pontuação de satisfação no SSI deste ano foi de apenas 46 pontos do Índice. Isso sugere que apesar dos esforços de muitas marcas, nenhuma delas está realmente se sobressaindo em relação as demais em termos da experiência de compra dos clientes.

A conclusão da pesquisa vem ao encontro do outro artigo que publicamos no site da MegaDealer (Quais são os novos caminhos para os concessionários brasileiros nos próximos anos? Existe uma saída?). O artigo detalha que perante a crise atual as montadoras, associações e concessionários precisam trabalhar para proporcionar uma experiência para os prospects e clientes acima de todas as expectativas.

E a sua concessionária, o que está fazendo para melhorar seus processos?