Treinamento e Capacitação

Formação de Lideranças


Objetivo
Transmitir aos participantes as principais técnicas de liderança aliando a capacidade multifuncional destes profissionais ao desenvolvimento de habilidades de motivação e influência.

Público-alvo
Líderes de equipes.

Estrutura
O programa é composto de quatro módulos sendo que cada módulo tem duração de 8 h e são previstas atividades que os participantes fazem entre os módulos.

Conteúdo programático:


Módulo 1
1. Conceito de liderança

a. A essência da liderança
b. Administrar ou Liderar?

2. O ciclo de vida das organizações

3 .Reconhecendo o perfil da sua equipe

a.Como liderar pessoas diferentes
b .Práticas de liderança para equipes diferentes

4.Como desenvolver as habilidades de liderança

a. Gestão do tempo - metodologia Eisenhower
b. Fixação de objetivos - método SMART

Atividade práticas - Exercícios e vivências

Encerramento


Módulo 2
1. A responsabilidade do Líder

2. O que é feedback

a. Benefícios de um feedback correto
b. Características de um feedback

- i.Equilibrado entre pontos positivos e negativos
- ii. Descreve e não avalia
- iii. Focaliza em pontos observados
- iv. Focado em pontos que colaborador possa mudar
- v. Focaliza em melhorias futuras e não busca responsabilidades passadas
- vi. Dá abertura às opiniões

c.Diretrizes gerais

- i.Observações
- ii. Importância
- iii. Perguntas
- iv. Sugestões
- v. Especificidade

3.Como dar feedback para pessoas de estilos diferentes

a.Tipo extrovertido

- i.Feedback interativo
- ii.Verbal
- iii.Necessidade de foco
- iv.Foco em pessoas não em tarefas

b.Tipo introvertido

- i.Feedback específico
- ii.Pessoal e exclusivo
- iii.Perguntas adequadas para extrair informações
- iv.Relação com o contexto


4.Feedforward - o feedback voltado para o futuro

a. Identificação de competências que precisam ser desenvolvidas

b. Escolhidas as competências identificar os comportamentos fundamentais para seu desenvolvimento

- i. Estado desejado
- ii. Construindo a situação no estado desejado
- iii. Alinhamento no estado desejado
- iv. Competências necessárias do avaliado
- v. Identificação de GAPs

c.Estado presente i.Desenvolvendo idéias para atingir o estado desejado
ii.Identificar e classificar estas idéias (competências, CHA)

d.Plano de ação

-  i.Elaboração de um plano de ação do futuro para o presente a partir de uma devolutiva de feedback e feed forward


Módulo 3
1. Administração de conflitos

a. Visão tradicional
b. Visão contemporânea

2 .Identificação da origem do conflito e de seu caráter sistêmico no contexto organizacional

a.Tipos de conflitos

- i. Número de agentes envolvidos
- ii. Grau de dificuldade

b. Evolução e graus do conflito:

- i. Caráter do conflito como um processo evolutivo destrutivo
- ii. O modelo de nove graus de desenvolvimento de um conflito
- iii. Limitação do gestor em administrar versus grau do conflito

c.Poder e solução de conflitos

- i.Como solucionar conflitos
- ii.Comportamentos requeridos no manejo de conflitos
- iii.Utilização do comportamento assertivo e não assertivos
- iv.Cinco estratégias para lidar com os conflitos

d. Planejamento preventivo como solução para lidar com os conflitos

e. Gerência proativa dos conflitos na empresa

f. Parte prática

i. Simulação de casos de conflitos
ii. Utilização das ferramentas de negociação


Módulo 4
1. Motivação

a. Motivação e as necessidades humanas

- i. O que é Motivação

b. Hierarquia de Maslow

- i. O que motiva as pessoas
- ii.Como contribuir para a motivação da equipe

2.Trabalho em equipe

a. Você trabalha em Grupo ou em Equipe
b. Por que determinados grupos fracassam
c. Aumentando a performance da Equipe
d. Como transformar grupos de trabalho em Times
e. O que é um Time de alta performance
f. O papel do líder no desenvolvimento de um Time

3. Elaboração de um plano para desenvolvimento de equipes




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