Treinamento e Capacitação

Como dar feedback


Objetivo
Fornecer aos participantes a possibilidade de melhorar a qualidade das relações com suas equipes de trabalho (superiores, pares, subordinados e outros stakeholders) através do aprendizado de técnicas de liderança, principalmente como estruturar uma devolutiva “feedback” de forma adequada e pró-ativa.

Público-Alvo: Líderes de equipes

Conteúdo programático

Módulo 1 - A responsabilidade do Líder
 O objetivo desta etapa é fazer com que os participantes percebam que são totalmente responsáveis pelos resultados obtidos por suas equipes.

Atividades:
• Exibição do trecho do filme “Corrida  de Revezamento”.
• Trabalho em grupo – participantes em grupo responderão questões sobre o filme e apresentarão suas conclusões.
• Debriefing focando nos seguintes temas: ?Quais devem ser os objetivos dos líderes;
• Qual a missão dos líderes;

Módulo 2 – As ferramentas dos líderes
Considerando que neste momento os líderes estão mais propensos a assumirem seus papéis como responsáveis do negócio, a próxima etapa é apresentar a ferramenta feedback considerando-a como o processo de fornecer dados a uma pessoa ou grupo ajudando-o a melhorar seu desempenho para atingir seus objetivos

• Feedback estruturado

• Benefícios de um feedback correto

• Características de um feedback

• Equilibrado entre pontos positivos e negativos

• Descreve e não avalia

• Focaliza em pontos observados e em pontos que colaborador possa mudar

• Focaliza em melhorias futuras e não busca responsabilidades passadas

• Dá abertura às opiniões

• Especificidade

•  Como dar feedback para pessoas de estilos diferentes

• Tipo extrovertido

• Feedback interativo

• Verbal

• Necessidade de foco

• Tipo introvertido

• Feedback específico

• Pessoal e exclusivo

• Perguntas adequadas para extrair informações

• Relação com o contexto

Exercício em grupo:
Cada grupo deverá explicar com um exemplo oriundo da sua realidade como utilizaria os conceitos acima:

Grupo 1

• Equilibrado entre pontos positivos e negativos

• Descreve e não avalia

• Focaliza em pontos observados e em pontos que colaborador possa mudar

Grupo 2

• Focaliza em melhorias futuras e não busca responsabilidades passadas •

• Dá abertura às opiniões

• Especificidade

Grupo 3

• Feedback para um tipo extrovertido

Grupo 4

• Feedback para um tipo introvertido

Feedforward - O feedback voltado para o futuro
• Identificação de competências que precisam ser desenvolvidas

• Escolhidas as competências identificar os comportamentos fundamentais para seu desenvolvimento

• Estado desejado ?Construindo a situação no estado desejado

• Alinhamento no estado desejado

• Competências necessárias do avaliado

• Identificação de GAPs

• Estado presente ?Desenvolvendo idéias para atingir o estado desejado

• Identificar e classificar estas idéias (competências, CHA)

Exercício em grupo

• Em duplas cada um dos participantes dará um feedback no formato tradicional só culpando o outro lado com base em pequenos casos pré estabelecidos.

• No segundo momento muda-se para um feedback estruturado onde o líder deverá trazer para si a responsabilidade.

• Debriefing

 

Trecho do filme “Invictus”

• Será apresentado um trecho do filme “Invictus” e os participantes deverão responder em grupos as seguintes perguntas:

• Qual a técnica que o Capitão utiliza para liderar sua equipe?

•  Qual a técnica de liderança do Presidente?

• Como podemos trazer para nosso dia-a-dia o que foi passado pelo filme?

 

Debriefing final


Módulo 3 - Praticando o conteúdo - Role Plays
Baseados em casos todos os participantes fazem papéis diferentes.

Módulo 4 - Contrato
Realização de uma dinâmica “O que farei diferente” onde os participantes escreverão quais são mudanças de comportamento que assumirão a partir deste programa.

O participante escolhe um colega como anjo da guarda / coach que vai acompanhá-lo na sua busca por “fazer diferente”. Será entregue a este participante sua folha de compromissos em um envelope.

Encerramento




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