Etapas do processo de consultoria em Pós-Vendas
Etapa 1 – Diagnóstico para identificação de métricas de performance em serviços e peças
(Detalhes dos itens de diagnóstico na sequência).
Etapa 2 - Análise dos resultados e implantação de Plano de Ação
Com base na análise dos resultados será proposto um plano de ação para ser validado pelo gestores para implantação no pós-vendas.
Neste plano de ação serão especificados as metas de indicadores.
Nesta passo teremos reunião com os gestores detalhando as ações a serem implementadas.
Etapa 3 –Acompanhamento e treinamento
Nesta fase serão implantadas as mudanças e as equipes serão treinadas. Os treinamentos recomendados são:
Gestores
Consultores de serviços
Balconistas e vendedores de peças
Etapa 4 – Auditoria & apoio
Auditoria para acompanhar a evolução das métricas e eventuais correções das distorções.
Indicadores do Departamento de Serviços
Itens do diagnóstico para identificação de métricas de performance em serviços. Estes indicadores variam entre as marcas.
Análise da capacidade de produção
• Capacidade instalada
• Capacidade produtiva
Neste primeiro passo vamos analisar a capacidade instalada e a de produção para identificarmos quantos veículos podemos atender nas instalações atuais com equipe hoje.
Capacidade instalada
A Capacidade Instalada é o potencial físico de atendimento da oficina com a equipe que temos hoje. Ou seja, considerando o tamanho da nossa oficina, o número de box’s disponíveis e a produtividade de nossa equipe, quantos veículos podemos atender num determinado período, e assim passamos a ver oportunidades de trabalhar para aumentar o número de passagens ou vendas adicionais.
Capacidade Produtiva
A Capacidade Produtiva é a capacidade operacional de atendimento da oficina. Ela leva em conta a quantidade de produtivos, a jornada de trabalho e o TMRa.
Depois de entendermos nossa capacidade de produção, vamos entender a demanda atual da nossa operação, quantos clientes atendemos, quanto vendemos.
Passagens e faturamento
Este é mais um passo para conseguirmos avaliar uma operação e visualizar como podemos melhorar, onde devemos concentrar esforços, entender e saber como estão nossas vendas.
Passagens
É a quantidade de atendimentos de veículos dentro de um período determinado.
Observações:
Faturamento
É a soma dos valores vendidos pelo departamento de Pós-Vendas do Distribuidor, sem descontar os impostos ou seja a soma de todas as Notas Fiscais emitidas pelo departamento de pós vendas.
Análise do aproveitamento das horas
Os indicadores de aproveitamento das horas nos ajudam a entender como está a nossa equipe. Se estamos vendendo tudo que podemos, se estamos vendendo mais do que podemos entregar, quanto tempo estamos trabalhando e quanto tempos estamos perdendo, por que horas perdidas representam prejuízo para a operação.
Performance dos produtivos
Análise dos resultados
Análise dos indicadores do departamento de peças
Itens do diagnóstico para identificação de métricas de performance em peças. Estes indicadores também variam entre as marcas.
Se você quer conhecer um pouco mais sobre o Programa de CPO envie um e-mail para nilson@megadealer.com.br ou ligue para 11- 99222 0922.