Notícias de Mercado

O Mundo de Cabeça para Baixo!!!

03/04/2020

Uma vez estive a negócios no Chile e vi essa foto do mapa-múndi. Achei interessante e o chileno disse: “Se a terra é redonda, por que eu tenho que olhar para baixo na hora em que vejo meu País?”.

Ontem à tarde tive que ir a uma Concessionária e conversei rapidamente com o Gerente de Pós-Venda, que é cliente da MegaDealer. Ele disse que tinha antes da crise em média de 30 a 40 passagens na oficina e ontem teve 6. Para hoje vi que só tinha 4 agendados. Além disso, durante a conversa, ele disse que não estava conseguindo vender agregados, como alinhamento, balanceamento e oxi-sanitização por causa da pressa do cliente em ir embora. Na sala de espera do pós-venda, outrora abarrotada de gente, só havia uma senhora. O gerente disse que nessa semana, quando entra uma 2ª ou 3ª pessoa na sala de espera, quem está lá sai. Infelizmente ele tinha razão – eu mesmo fiquei menos de 5 minutos lá, não dei a mão, conversamos a uns dois metros de distância um do outro e, mesmo assim, passei álcool gel antes de sair.

No caminho de volta para casa me lembrei da minha última visita de auditoria naquela loja há poucos meses e como conversei sobre curva ABC de peças com o responsável pela área. É interessante como o gerente realmente utilizava essa curva para estudar seu estoque e fazer os pedidos diariamente. Um conceito de administração sendo muito bem feito por uma pessoa “barriga no balcão”.

Ontem também assisti uma das inúmeras “Lives” para as quais eu sou convidado. O expositor, dono de uma empresa média de consultoria, foi dando as dicas. Durante a exposição mostrou como a Curva ABC de clientes mudou – os “A” não são os maiores, mas aqueles que poderão ter seus negócios altamente aquecidos por conta da crise atual, os “B” são aqueles que podem crescer um pouco e assim sucessivamente até os “E”, que são os clientes com mercado parado.

Juntando a live com a visita na Concessionária pensei comigo mesmo: o conceito de curva ABC ainda está aí e deve ser aplicado. O que mudou é como se vê essa curva. Nas últimas semanas o Mundo virou de cabeça para baixo, mas ele continua sendo o Mundo. A sua empresa virou de cabeça para baixo, mas continua sendo a sua empresa. A hora é de descobrir a “nova Curva ABC”, traçar estratégias e atacar. Nossa especialidade é ajuda-lo nisso, ver o Mundo de outra forma.

Ari Kempenich - Consulting Director