Notícias de Mercado

10 dicas para concessionárias nesta crise

27/04/2020

Desde o início desta crise Ricardo Oliveira e sua equipe do World Shopper, em Portugal, iniciaram um projeto para entender a amplitude deste momento impar na indústria e apontar os melhores caminhos para a retomada.

Fizeram entrevistas com os mais renomados especialistas de mercado do segmento automotivo, além de organizarem webinários com profissionais em diversos países. Fizemos um apanhado dos principais pontos para os concessionários construírem seus planos de ação, mas o resultado deste trabalho mais detalhado esta no vídeo “10 dicas para concessionários nesta crise” que esta disponível no vídeo abaixo:

Vamos ver os principais pontos levantados e assista no vídeo mais detalhes com Ricardo Oliveira.

1. Continuar construindo relacionamentos

Este é um ponto importante que Ricardo Oliveira e sua equipe levantam, pois se temporariamente os clientes podem não estar prontos para compra, é preciso ser lembrado na retomada. Ricardo oferece excelentes ideias para serem executadas nestes momento, desde eventos online até tutoriais. Enfatiza, entretanto, o trabalho nas redes sociais destacando a importância do vendedores participarem destes esforços.

Conheça nosso Webinário "Como vender carros usando redes sociais"

2. Foco nos clientes de varejo

A retomada deve se iniciar pelos clientes de varejo. O segmento de venda direta ainda vai levar um tempo para se adaptar a nova realidade.

3.Adaptar o F&I

Este é um momento que o F&I ganha mais importância. É fundamental que as concessionárias tenham um boa estrutura e, pode ser uma boa oportunidade para venda de seguros.

4. Concentre nos automóveis usados

É previsto na retomada uma oferta significativa de automóveis usados, e por isso, a melhor estratégia é girar HOJE seu estoque de forma mais rápida possível,mesmo com lucro bruto negativo, para recompo-lo com preços mais baixos. Lembramos que neste momento o foco é o Fluxo de Caixa, e com o retorno pago pelas financeiras, as margens tendem a se equilibrar.

Saiba como por em prática esta estratégia lendo este artigo do JR Caporal

5.Crie um verdadeiro site de vendas

O seu cliente já pode fazer a maioria dos passos para adquirir um veículo em seu site? Caso você ainda não tenha esta facilidade, é o momento de se criar um site onde ele possa avançar nas diferentes fases para comprar um carro.

6. Serviços de conveniência

Aumente a oferta de serviços na casa do cliente como test drive, avaliação online a domícilio, entrega de carros, oficina móvel para pequenos reparos etc. O fundamental é rever processos e analisar como transformar eventos presenciais em online sem perder a qualidade

Veja o vídeo explicando como  funciona a avaliação online a domícilio

7. Serviços de higienização

Crie uma nova gama de serviços de higienização e divulgue para seus clientes. A estratégia é sempre associar um serviços de higienização a cada serviço de manutenção que for ofertado.

Leia o artigo sobre Oxi-sanitização nas concessionárias

8. Repense a jornada do cliente dentro da concessionária

É fundamental repensar toda a movimentação do cliente dentro da concessionária considerando os novos protocolos de distanciamento social, entre eles painéis de acrílico, disponibilização de desifentantes e comunicação visual orientando a posição dos consumidores. É fundamental ter aparelhos para a medir com frequencia a temperatura dos seus funcionários e clientes.

9. Comunicação

Divulgue tudo que estiver fazendo para cumprir as regras de distanciamento social, e principalmente o que estiver fazendo para superar as recomendações dos protocolos.

10. Redução de custos

Reveja os processos e identifique onde pode reduzir custos desnecessários e como pode maximizar os efeitos do home office.

 

Autor deste material - Ricardo Oliveira - World Shopper

Adaptação do artigo: Nilson Redis Caldeira

Clique aqui e siga as redes sociais da MegaDealer