Um bom profissional da área de vendas ou de desenvolvimento de rede de montadora deve estar sempre atento à rentabilidade das concessionárias.
Uma boa administração do estoque de usados não garante o sucesso da concessionária, porém uma administração deficiente pode muitas vezes fazer sangrar o caixa e a rentabilidade da loja.
A pergunta que muitos concessionários fazem é: “O que vale mais a pena?
Na realidade não existe uma resposta mágica e única para a questão acima, mas a análise de alguns indicadores pode mostrar como está a performance da sua rede em comparação aos seus concorrentes.
Quantidade de dias de estoque de veículos usados por marca em 2019.
Por trás dos números
2.Espaço ocupado nas Concessionárias, que em geral estão em avenidas nobres das cidades.
3.Se o veículo estiver em estoque no início do ano, há que se pagar IPVA e outros impostos
4.Custo de oportunidade do capital – a Concessionária pode estar ocupando vagas excessivas no floor plan ou poderia estar investindo esse montante em outras prioridades, como veículos de maior giro ou melhorias na sua operação como um todo.
1.Os seminovos podem estar ficando mais tempo em estoque.
2.Existe certamente uma grande pressão para se fazer caixa, o que pode gerar grandes prejuízos.
Reflexões!
Autor: Ari Kempenich
AriKempenich@megadealer.com.br
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